Coronavirus Recomendações

Contributo de forma a colaborar com o nosso sistema imunitário:

Manter uma alimentação equilibrada é o princípio básico e fundamental para um bom estado de saúde, assim coloco algumas recomendações para estes dias que atravessamos e os que viram a seguir.

Consuma alimentos ricos nos seguintes antioxidantes:

  • Vegetais ricos em beta caroteno, como verduras verde-escuras, amarelas e laranja. Coma no mínimo duas porções de uma ou mais dessas verduras por dia.
  • Vegetais e frutas ricas em vitamina C, como brócolos, pimentão verde, couves, frutas cítricas, coma pelo menos uma peça de fruta delas ao dia.
  • Grão e vegetais que contem vitamina E, principalmente sementes e nozes, pão integral, batatas doces e feijão, coma pelo menos uma delas 2 porções por dia. Nesta momento, evite comer vegetais crú e fruta com casca, de consumir devem ser primeiros bem lavados e desinfectados.
  • Consuma alimentos integrais e de preferência biológicos: trigo integral ou espelta, arroz integral ou basmati ou basmati integral, aveia, fibra, feijão, grão, tofu, tempeh, lentilhas e ervilhas, trigo sarraceno, milet, quinoa.
  • Consuma mais peixe e evite as carnes brancas e vermelhas.
    Faça pelo menos como mínimo 1-2 x semana uma alimentação vegetariana.
  • Visto este vírus atacar o sistema respiratório e não só, porque hoje sabemos que é altamente inflamatório, não consuma lacticínios, nenhum deles para não aumentar a secreção de muco e aumentar os processos inflamatórios, isto também é indicado para o trigo.
  • Consuma algas pelo menos 2-3 vezes na semana, misturadas nas saladas ou então nos sumos ou batidos com estes podem ser algas tipo clorela e espirulina principalmente.
  • Evite ao máximo as gorduras, enchidos, charcutarias, etc. e não consuma doces!
  • Faça dos vegetais a parte mais importante da dieta.
    Consuma fibra, elas se ligam as gorduras no trato intestinal, fazem que elas sejam eliminadas pelo corpo, como também alimentam as baterias benéficas e imunitárias intestinais, e melhoram o transito intestinal tendo um efeito desintoxicante.
  • Inclua na sua dieta, ervas e especiarias que fortalecem a imunidade, especialmente as seguintes: cogumelos tipo Shiitake ou reishi, alho, chá verde, chá branco, salsa, coentros, tomilho, orégãos, manjericão, funcho, canela, anis, curcuma, pimenta preta, gengibre.
  • Faça sopa de tomate bem maduro com alho e cogumelos, curcuma e pimenta, no final deita azeite e tomilho, fica uma delícia, aquece e fortalece o sistema imune.
  • Aqui deixo uma receita também deliciosa: milho biológico, azeite, curcuma, pimenta, um pouco de sal marinho e uma colher de chá de tahini (opcional) liquidificar tudo é já tens uma ótima manteiga vegetal!
  • Faça sumo de preferência numa centrifugadora a frio, com cenoura, maça, gengibre, curcuma, pimenta, clorela, excelente para as vias respiratórias e imunidade.
  • Beba chá de funcho com alcaçuz.
  • Beba kombucha se tem, se não tem então faça um suplemento com um bom probiótico.
  • Beba muita água.
  • Faça uma suplementação de vitamina D de 3000ui por dia.
  • Consuma Omega 3 1000mg x dia, como suplemento por ser comprovadamente anti inflamatório, anti coagulante, e ajudar na imunidade.
  • Neste momento existem diversos estudos sobre o efeito do Zinco e a imunidade com respeito a covid-19 assim, faça um suplemento de Zinco Selenio ACE, assim esta a colaborar em manter o seu sistema imune em alta.

Além da alimentação, recomendo também outras formas de fortalecer o sistema imunitário, tais como:

  • Pratique exercício físico, na circunstância actual, se tem algum local ao ar livre, faça caminhadas, sempre com uma distância prudente das outras pessoas, e não pare para cumprimentar, é engraçado porque uma forma de meditar é fazer caminhadas em silencio, são altamente depurativas para a mente. Também dançar em casa, é excelente, higiénico para a mente e o corpo.
  • Pratique técnicas de redução de stress, escolha ao seu gosto: meditação, yoga, oração, exercício de relaxamento progressivo, respiração coerente, técnicas de escrita, pintar mandalas ou qualquer outra coisa, alongamentos, etc.
  • Desenvolva atitudes positivas em relação as outras pessoas e a vida em geral.
  • Aprenda a lidar com a raiva.
  • Evite o máximo possível um meio ambiente cheio de toxinas, tabaco, drogas, pensamentos negativos, medicamentos desnecessários. excesso de noticias!
  • Respeite o seu corpo, durma pelo menos 8 horas nocturnas.
  • Aproveite para pôr a conversa em dia em casa, fale pelas redes ou outras vias com amigos e família que fazia tempo não comunicava, leia livros, veja filmes, descanse, brinque com os seus filhos, namore, sim! Namore porque isso aumenta e muito o sistema imunitário!.


Para aconselhamento personalizado, marcações de consultas

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou

https://www.facebook.com/centrodeterapiasjeanetteornelas/?eid=ARBNjm2NLiSaeP8Feq83L9jVXab8YanOAaYTQAqsi_xgRpm-Dz8FkteC52PmfwDiJriKIse0H50jqVw3

Recomendo também a leitura do meu post:

https://www.facebook.com/centrodeterapiasjeanetteornelas/posts/1078123555884893?__tn__=K-R

 

Também podem assistir ao contributo da Turma Activa de ENBS® "Coronavirus um olhar diferente e positivo perante a crise" disponivel em:

https://www.jeanetteornelas.com/index.php/sobre-nos/eventos

 ou

https://www.facebook.com/centrodeterapiasjeanetteornelas/?eid=ARANU-dAhoOueXUjbPYnwaF9Pe-ECko6bEZDQelFzCD4SuiBDupMG7RGao4njsVv08RpEtZVkNzRhV_9

ou

https://www.youtube.com/feed/my_videos

Asim podem aproveitar estes dias a refletir sobre o que este movimento lhes quer dizer.

Vamos todos juntos, ultrapassar isto, se cada um coloca um pouco de si, e com consciência comunitária e amor, acredito que chegaremos lá rapidamente

Um forte Abraço

Jeanette Ornelas

Naturopata. Cédula Profissional Nº 0300337 Emitida pelo ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde)
Terapeuta Desenvolvimento Transpessoal ENBS
(Emoneurobiosistêmica®)

Calendário de Actividades Centro de Terapias

Calendário de Atividades Centro de Terapias jeanette Ornelas

Serviços disponiveis

Serviços disponíveis

Alergias

Suplemento Saúde

Diario de Aveiro

03-12-2008

 

Iridologia

A saúde vista desde os seus olhos...

 

Síndrome Vertiginoso

Programa de Rádio Posto Emissor do Funchal

26-09-2009

10:00h-11:00h

 

Desintoxicação

Programa de Rádio Posto Emissor do Funchal

10-10-2009 e 30-01-2010

10:00h-11:00h

Os cookies facilitam o fornecimento de nossos serviços. Com o uso de nossos serviços, você nos permite usar cookies.